paisagem Ilha São Miguel-Açores

Ilha de São Miguel, Açores: Guia para visitar em 4 dias

Em Junho fizemos uma escapada de 4 dias à Ilha de São Miguel, Açores, era uma viagem que já queríamos fazer à algum tempo e além de conhecer o paraíso que é os Açores tínhamos outro objetivo, que era observar as baleias e os golfinhos no seu habitat natural.

Na verdade nem chegaram a ser 4 dias, porque chegamos num dia ao final da tarde, tivemos dois dias completos e no quarto dia viemos a meio da tarde. Por isso foram 3 dias e pouco que tivemos para conhecer a Ilha de São Miguel nos Açores.

Não foram muitos dias por isso tivemos que nos organizar para tentar explorar o mais possível da ilha, vou deixar aqui o roteiro do que visitamos em cada dia na Ilha de São Miguel:

1º dia na Ilha de São Miguel, Açores

Chegamos ao final da tarde, foi apenas ir levantar o carro mesmo ao lado do aeroporto e seguir para o centro de Ponta Delgada.

Íamos com indicação do restaurante O Galego, tentamos lá ir, mas quando chegamos estava completamente cheio, disseram que devíamos ter marcado (voltamos lá no dia seguinte), uma pesquisa rápida no TripAdvisor levou-nos ao Restaurante Nacional, gostamos bastante da comida, provamos o famoso bife dos Açores e o primeiro queijo de muitos que comemos nos Açores, o Queijo Castelinho.

Depois passeamos pelo Centro da Cidade, estivemos nas Portas da Cidade a tirar algumas fotos e fomos para o Hotel, o dia seguinte ia começar cedo.

Portas da Cidade Ponta Delgada Ilha São Miguel Açores

Portas da Cidade – Ponta Delgada – Ilha São Miguel, Açores

2º dia na Ilha de São Miguel, Açores

Dia 2 - Ilha de São Miguel Açores: Guia para visitar em 4 dias

Observação de Baleias e Golfinhos

Passeio no mar com a Picos de Aventura, com saída da marina Pêro de Teive, num barco de borracha, muito muito radical a toda a velocidade. A adrenalina ao mais alto nível.

Conseguimos ver vários golfinhos comuns e com bebés, também vimos uma tartaruga, peixes caravela portuguesa, lindos, pareciam balões transparentes com laranja nas extremidades e finalmente avistamos uma baleia cachalote, onde fomos a toda a velocidade em sua direcção, era gigante, um animal que mete respeito, mais parecia um submarino e para se “despedir” de nós mergulha mostrando a sua magnífica cauda.

De seguida voltamos ao hotel para um duche rápido e fomos almoçar o famoso bife regional dos Açores, no Restaurante Casa do Bife O Galego, provamos a bebida típica, a laranjada e o queijinho S. Jorge.

Observação de golfinhos e baleias Ilha São Miguel Açores

Observação de golfinhos e baleias Ilha São Miguel, Açores

Lagoa do Canário

Da parte da tarde rumamos à parte Oeste da Ilha, onde passamos por várias lagoas, uma delas a Lagoa do Canário passeamos um bocadinho e tiramos algumas fotos.

Lagoa das 7 cidades

Obviamente tínhamos que ir à Lagoa das 7 Cidades, uma parte verde outra azul.

Todas as paisagens nos Açores são maravilhosas e é difícil captar em fotografia a beleza da ilha. Passamos por diversos sítios pelo caminho, com paisagens maravilhosas.

Lagoa das 7 cidades Ilha São Miguel Açores

Lagoa das 7 cidades Ilha São Miguel, Açores

paisagem Ilha São Miguel-Açores

Piscinas Naturais “Caneiros” em Mosteiros

De seguida fomos em direção a Mosteiros visitar as piscinas naturais, formadas pela rocha vulcânica na praia.

Mais um local que deve ser visitado.

Termas da Ferraria

Passou-nos ao lado as Termas da Ferraria, não fomos lá, só depois em casa nos apercebemos da nossa falha, aconselho a lá ir.

3º dia na Ilha de São Miguel, Açores

Dia 3 - Ilha de São Miguel Açores: Guia para visitar em 4 dias

Lagoa do Fogo

Destino à Lagoa do Fogo, a Lagoa que mais gostamos, as vistas lá do alto são magnificas, em termos de beleza da paisagem é a mais bonita da Ilha de São Miguel.

lagoa do fogo ilha São Miguel Açores

Lagoa do Fogo na Ilha São Miguel, Açores

Caldeira Velha

Depois fomos à Caldeira Velha, onde tomamos banho nas águas quentes. Foi um dos meus sítios preferidos, apanhamos alguns chuviscos, mas que bem que sabia estar mergulhados naquela água tão quente.

Fábrica de Chá Gorreana

Ainda antes do almoço fomos visitar a fábrica do famoso Chá Gorreana, uma visita a não perder, visita gratuita, andamos lá dentro, pelo meio dos trabalhadores, onde nos põem logo à vontade “venha, venha ver”

Chá Gorreana Ilha São Miguel Açores

Chá Gorreana Ilha São Miguel, Açores

Furnas

Hora do almoço, aliás já passava um bom bocado, diretos às Furnas. Almoçamos no Restaurante Tony’s onde comemos de aperitivo o maravilhoso queijo das Furnas, acompanhado do vinho Terras de Lava, para o prato principal não podia deixar de ser o famoso Cozido das Furnas, onde é cozinho nas Fumarolas durante 12 horas, da meia noite às 11 horas da manhã

Depois do almoço fomos ver as fumarolas de onde veio o cozido que tínhamos acabado de comer, é impressionante a temperatura que está a terra e ver a água a ferver aos nossos pés.

Parque da Terra Nostra

Foi o sitio mais caro onde estivemos, tudo o resto era ou gratuito ou muito barato, aqui a entrada era de 8 euros por pessoa. Não ficamos muito fãs do Parque Terra Nostra, ok que tinha o grande lago de água totalmente castanha e quente com muita gente a banhar-se e mais 2 ou 3 lagos pequeninos um pouco mais ao lado, mas não gostamos tanto porque era um jardim muito artificial, para quem conhece os jardins do Palácio de Cristal ou os Jardins de Serralves, era igual. São bonitos mas nos Açores atraiu mais a verdadeira natureza sem demasiada mão humana.

Poça da Dona Beija

Aqui cometemos o segundo erro da nossa viagem, estivemos à porta da Poça da Dona Beija e não entramos, já estava a ficar tarde, vimos algumas fotos no telemóvel ante de entrarmos e como nos pareceu algo muito artificial decidimos não entrar. ERRADO, com toda a gente que falamos a seguir nos disseram que foi dos sítios preferidos. Por favor vão visitar a Poça da Dona Beija.

4º dia na Ilha de São Miguel, Açores

Dia 4 - Ilha de São Miguel Açores: Guia para visitar em 4 dias

Ilhéu da Vila

Aqui tivemos muita sorte, enquanto estávamos dentro de água na Caldeira Velha ouvimos uma pessoas a falar no Ilhéu da Vila Franca do Campo, não conhecíamos. Decidimos deixar para o 4º dia e que bom que foi. Rumamos de Ponta Delgada a Vila Franca do Campo (não é longe) e apanhamos o barco para a Ilha da Vila, uma ilha paradisíaca, com uma enseada dentro da Ilha. Estivemos lá ainda bastante tempo a mergulhar naquela enseada a apanhar sol nas encostas. A não perder mesmo.

É neste Ilhéu que se realiza uma prova do Red Bull Cliff Diving.

ilheu da vila ilha São Miguel Açores

Ilhéu da Vila (Vila Franca do Campo) – Ilha São Miguel Açores

Plantação de Ananases Augusto Arruda

Antes de irmos para o aeroporto ainda tivemos tempo de ir visitar a Plantação de Ananases Augusto Arruda, mais uma visita gratuita. Nunca tinha visto uma plantação de ananases, foi interessante entrar em tantas estufas com ananases em diferentes etapas do seu crescimento

Resumo

Sem dúvida os Açores são um sitio que toda a gente deve visitar um dia, só deu para ir a uma ilha e não conseguimos visitar o lado oriental da Ilha, o Nordeste dizem que também é muito bonito. Ficou o bichinho dos Açores, não me importava de voltar à Ilha de São Miguel para explorar mais e gostava também de conhecer as outras ilhas.

Visitem os açores, não se vão arrepender.

A vida é feita de momentos destes, aprende a poupar dinheiro para que possas ir fazendo algumas escapadinhas ao longo do ano.

Vê as minhas férias na Costa Vicentina.

This Article Has 2 Comments
  1. Pingback: Férias na Costa Vicentina - Diário de Gajo

  2. Pingback: Lagoas a visitar em São Miguel nos Açores - Diário de Gajo

Deixa um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com