minimalismo digital

Minimalismo Digital

Quem conhece o Minimalismo e os seus fundamentos, costuma associar muito o minimalismo aos objetos físicos, mas o minimalismo digital faz todo o sentido, visto que a vida digital é a que mais nos consome tempo, atenção, provoca ansiedade e stress.

Libertar-nos de todas as app, redes sociais desnecessárias, joguinhos etc, é o primeiro passo para reduzirmos o tempo que perdermos desnecessariamente no telemóvel, no computador, sem nada de produtivo a ser feito nesse tempo.

Comecei pelo portátil onde desinstalei todas as aplicações que vão sendo instaladas ao longo do tempo e depois nunca mais se usa. Fazer uma limpeza, é bom para o computador e para nós também nos dá uma boa sensação.

De seguida passei para o telemóvel, onde fiz a mesma coisa, desinstalei mais de 20 app, que apenas estavam a ocupar espaço e a confundir na altura de abrir uma app que realmente precisemos.

Aproveitei para eliminar contas de email e de redes sociais que já não usava há muito tempo, mas que ainda as tinham ativas sem necessidade. Agora tenho apenas um email pessoa, o email profissional, um instagram e um facebook.

O facebook nunca uso, apenas não eliminei por completo porque ainda existe uma ou outra pessoa que só tenho o contato por lá, mas sendo realista podia e devia apagar. Não vai demorar muito, entretanto aproveitei para eliminar todos os posts da minha conta, que não interessavam estar por lá.

Ao fazer estas limpezas digitais, foi o mote para uma mudança de hábitos e agora, passo muito menos tempo por dia no tlm. Perdi o hábito de pegar no telemóvel e fazer scroll só porque não tenho mais nada para fazer.

Li à pouco que o scroll no telemóvel é o novo vício igual ao vício de tabaco.

Reduzir a quantidade de tempo que passamos no telemóvel é importantíssimo, o passar a vida a consultar o telemóvel está a fazer com que percamos a capacidade de nos concentrarmos em alguma tarefa por períodos alargado.

Estamos a ficar com défice de atenção, provoca dificuldade na aprendizagem, stress, distúrbios do sono, etc.

Temos de cortar qualquer aparelho eletrónico na primeira hora da manhã e muito muito importante, na última hora do dia.

Eu já o faço e estou a conseguir comprovar os benefícios, em manter a concentração máxima por períodos maiores, sem interrupções de notificações, ou mesmo pela distração de pegar no telemóvel mesmo sem ter notificações nenhumas.

Há especialistas que dizem já que o smartphone é o cancro deste século, apesar de todos os benefícios que traz à nossa vida, o facto de não o usarmos com moderação, está a fazer-nos mais mal que bem.

Be the first to comment

Deixa um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com