Pai Rico Pai Pobre

Pai Rico Pai Pobre – Resumo e lições de vida

O livro Pai Rico Pai Pobre de Robert Kiyosaki, é um dos melhores livros que li nos últimos tempos, é um livro capaz de mudar mentalidades, muda a forma como vês o dinheiro, muda a forma como vês os ricos e os pobres, percebes porque os ricos são ricos e os pobres são pobres.

Muda de tal maneira que tu percebes como sair da “corrida de ratos” geralmente aplicado aos pobres (quando refiro pobres incluo a classe média) e o que tens de fazer para te juntar ao clube dos ricos e à sua forma de pensar. Aliás está na forma de pensar o principal segredo para deixar o clube dos pobres e te juntares ao clube dos Ricos.

Resumo do livro Pai Rico Pai Pobre

O autor Robert Kiyosaki teve dois pais, um rico e um pobre. O pai biológico, era instruído com ensino superior, trabalhava para o governo, foi tendo promoções no trabalho e com bom ordenado, este era o pai pobre.

O outro era o pai de um amigo, que não tinha ensino superior, mas a forma de pensar e a inteligência financeira que foi obtendo por conta própria levou-o a ser o pai rico, que depois chega a ser um dos homens mais ricos do Hawai, de onde era o autor.

No livro Robert conta os ensinamentos de ambos os pais, o do pai pobre era os ensinamentos normais que qualquer um de nós ouviu várias vezes “estuda para seres alguém na vida”, os ensinamentos do pai rico são controversos porque estudar na escola não é o mais importante, inteligência financeira é o mais importante e isso não se aprende na escola.

O livro Pai Rico Pai Pobre mostra o que é inteligência financeira (QI financeiro) algo que infelizmente não é ensinado nas escolas, mas algo que tens de ser tu próprio a adquirir, ser um objetivo de vida, saber cada vez mais.

O livro é dividido em 6 lições:

Lição 1: Os ricos não trabalham pelo dinheiro

Nesta lição Robert começa a contar a história dele como Pai Rico e com o Pai Pobre e a destacar os ensinamentos de cada um e a mostrar como são diferentes.

Os “Ricos não trabalham por dinheiro, fazem o dinheiro trabalhar para eles” é uma frase chave neste livro.

Lição 2: Para quê alfabetização financeira?

Robert Kiyosaki mostra a importância de ter uma alfabetização financeira, adquirir Inteligência Financeira. Para ele é um dos pontos mais importantes Inteligência Financeira, mostra como é tão importante que se deveria começar a aprender na escola em criança.

Nesta lição, mostra o que é o básico que toda a gente deveria saber, mas na verdade não sabe. Saber a diferença entre um Ativo e um Passivo, mostra claramente até com desenhos o que é um Ativo e um Passivo,

Muita gente pensa que sabe a diferença mas depois adquire um passivo a pensar que é um ativo, leiam porque é a de tudo para se conseguir ganhar dinheiro. O que é um Ativo e o que é um Passivo.

Lição 3: Cuide dos seus negócios

No livro é mostrado que deves fazer crescer a tua coluna de ativos.

É explicado que muitas pessoas estudam, até se especializam em algo, mas acabam a trabalhar para outros e a entrar na “corrida de ratos” onde não se quer estar depois de ler este livro.

Lição 4: A história dos impostos e o poder da sociedade anónima

Aqui Robert mostra um pouco sobre como surgiram os impostos e a melhor forma de evitar pagar tanto de impostos pelo dinheiro que ganhamos com os nossos investimentos.

Com a ajuda de sociedades anónimas, acessíveis a qualquer um, conseguimos ganhar dinheiro e não pagar imediatamente impostos pelo dinheiro que ganhamos. Com as sociedades anónimas, ganhas dinheiro, gastas o que quiseres e precisares e só depois é que pagas impostos sobre o que sobrou.

Lição 5: Os ricos inventam dinheiro

Nesta lição percebemos que o mais importante é a mente, a forma como pensámos vai fazer a diferença se realmente queremos ganhar dinheiro.

É mostrada a importância da Inteligência Financeira e dá exemplos de como ganhou dinheiro em diversas situações, que se fosse um de nós nem lhe passava pela cabeça porque não está treinado e informado sobre isso (QI Financeiro baixo).

Lição 6: Trabalhe para aprender – não trabalhe pelo dinheiro

Mostra como existem pessoas talentosas numa determinada área mas que são pobres, porque não sabem nada sobre sistema de negócios e muito alto que os ordenados sejam, não conseguem deixar de ser pobres.

Aqui Robert recomenda que no inicio da sua vida profissional deve trabalhar mais para aprender do que para ganhar dinheiro. Até dá o exemplo pessoal, em como trabalhou na marinha porque lhe interessava viajar e aprender mais sobre a Asia e os seus mercados emergentes, ou como foi trabalhar como vendedor para Xerox para aprender a falar com as pessoas, a perder a timidez.

Conclusão do Pai Rico Pai Pobre

O importante a reter do livro Pai Rico Pai Pobre é perceber realmente a diferença entre Ativos e Passivos, e a fazer crescer os seus Ativos.

Ativo é tudo o que o faz ganhar dinheiro

  • Exemplo: Quer seja comprar uma casa para vender mais caro ou alugar e, ações que lhe dão dividendos todos os anos. Quanto maior for a sua carteira de ativos e mais rendimento mensal obter desses ativos melhor está. Com a quantidade certa de ativos consegue ganhar de forma passiva sem trabalhar mais do que gasta mensalmente.

Passivo é tudo que faz com que gaste dinheiro sem nenhum retorno financeiro

  • Exemplo: Comprar uma casa para habitar, onde tem de pagar a prestação ao banco, as obras, os impostos, etc, assim como um carro. Tudo o que seja para gastar dinheiro

O que 95% das pessoas faz é receber o ordenado, comprar aquilo que querem, quer sejam telemóveis, carros, casas, aumentar as prestações mensais e entram num ciclo vicioso, em que andam sempre atrás do dinheiro para pagar os passivos que vão comprando. Assim entram na corrida de ratos.

Devemos gastar dinheiro em ativos que nos vão dar um retorno e depois desse retorno já for confortável e nos permitir comprar sem nos comprometermos com prestações, ai sim, podemos comprar os telemóveis, os carros, as casas, porque temos os ativos a trabalhar para nós e a “darem-nos” dinheiro todos os meses.

Mais do que isso, ensina-nos como não devemos apenas poupar dinheiro, devemos poupar para ter dinheiro para fazer crescer os nossos ativos. O dinheiro parado nas poupanças não cresce.

A minha conclusão

Este livro mostra como somos preguiçosos e não procuramos saber mais como ganhar dinheiro, não vamos atrás da Educação Financeira, ao invés, só nos queixamos que o dinheiro não chega, que devíamos ter um aumento, etc.

Mudou a minha forma de pensar sobre gerir o meu dinheiro e a minha forma de pensar sobre os ricos e sobre os pobres, é muito fácil dizer que os ricos deviam pagar mais impostos para ajudar os pobres por exemplo, mas este livro deixa-nos muitas dúvidas nessa forma de pensar.

Este livro dá muitas dicas importantes como gerires o teu dinheiro, focares-te no importante e acima de tudo, faz com que tenhas muita vontade de aprender mais e mais sobre ganhar dinheiro e aumentar os teus ativos.

Aconselho mesmo que comprem o Livro Pai Rico Pai Pobre: O que Os Ricos Ensinam a Seus Filhos Sobre Dinheiro de Robert Kiyosaki.

Be the first to comment

Deixa um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com