poupar dinheiro

Aprender a poupar dinheiro

Poupar dinheiro não é impossível, independentemente do dinheiro que se ganhe todos os meses, em muitos casos é possível poupar, não estamos é treinados para o conseguir. Eu aprendi a poupar dinheiro.

Durante a minha juventude não fui muito de poupar dinheiro, agora a meio da casa dos 30 o pensamento já é outro e preocupação em ter umas finanças equilibradas é outro, por isso aprender a poupar dinheiro, é um dos meus interesses e objetivos na vida.

Uma das coisas que me preocupa é ter um fundo de emergência saudável e ir tomando nota de todos os meus gastos para poder saber onde ando a gastar mais dinheiro.

Fundo de emergência

Todos nós devemos ter um fundo de emergência, aquele dinheiro de lado para uma emergência, como uma avaria no carro, umas obras em casa, uma doença, ou mesmo a perca de emprego.

Sempre que se tirar dinheiro do fundo de emergência para uma destas situações, a nossa prioridade deve ser em repor o dinheiro o mais depressa possível.

Por definição, para calcular de quanto deve ser o teu fundo de emergência, deve-se calcular quais os nossos gastos mensais médios e multiplicar por 6 se formos trabalhadores por conta de outrem ou por 12 se trabalharmos por conta própria.

Ou seja, se por mês tu gastas 1000 euros no total, com casa, alimentação transportes, etc, então deves ter uma fundo de emergência de pelo menos 6000 euros, é a quantia minima para te aguentares caso tenhas um azar na vida e percas o emprego por exemplo.

Partindo do principio que vais ter fundo de desemprego, estes 6000 euros já te vão ser uteis até conseguires arranjar outro emprego.

Saber para onde vai o meu dinheiro

Sabermos para onde vai o nosso dinheiro, é a coisa mais importante para uma vida económica saudável.

Não podemos poupar dinheiro se não tivermos noção de onde o estamos a gastar.

Tenho um documento excel por mês, onde começo por tomar nota do dinheiro que recebo (ordenado e outros incomes caso existam) e depois uma tabela onde anoto todos os meus gastos.

Aqui podem ver um exemplo de como faço o meu controlo, mas cada um pode registar como quiser, até pode ser numa folha de papel, o importante é registar de depois pode ver onde gastaram mais dinheiro nesse mês e onde acham que podem poupar.

registar onde gasto o dinheiro para poupar dinheiro

 

Além disso ainda separo as despesas em dois tipos, Essencial e Luxo. O objetivo é tentar reduzir os luxos para poder poupar mais.

Assim chego ao fim do mês e consigo ver que gastei mais em restaurantes do que devia, ou que comprei coisas que secalhar, pensando bem, não precisava.

Assim ao analisar os gastos do mês anterior, já consigo definir objetivos para o mês seguinte: “Este mês tenho de comer mais em casa e não ir tanto a restaurantes”, “Este mês escuso de ir 3 vezes ao cinema, basta ir uma vez”

Quanto dinheiro poupar por mês

De uma forma geral, se conseguirmos colocar de lado 10% do nosso ordenado numa poupança todos os meses, significa que temos umas finanças equilibradas.

Se ganhas 900 euros por mês e depois de todas as obrigações mensais e todas as despesas do dia a dia, se conseguires colocar 90 euros numa conta poupança (ou colchão, como quiseres), significa que tens uma vida económica saudável.

Se conseguires colocar mais melhor claro.

Ter objetivos para poupar dinheiro

Ter objetivos ajuda-te a poupar dinheiro, se quiseres comprar algo caro ou fazer uma viagem e tens de juntar para isso, é um incentivo muito grande para conseguires poupar.

Fazes o “esforço” de não comprar aquela peça de roupa que viste na montra, ou de não ir ao restaurante, porque sabes que consegues pôr de lado mais um bocado de dinheiro para conseguires atingir o teu objetivo.

No meu caso, além de querer fortalecer o meu fundo de emergência tenho um outro objetivo, que é comprar uma mota (que por sinal não é nada barata), esse objetivo faz com que não seja tão difícil abdicar de algumas coisas pequenas, porque sei que fico um pouco mais perto do objetivo.

Vê também as 5 Dicas para uma vida financeira melhor.

Desafia-te a poupar dinheiro

No meu caso, a melhor forma de conseguir atingir os objetivos é desafiar-me a mim próprio a conseguir algo, o desafio funciona como um boost para a mente, e ninguém gosta de ficar mal perante um desafio.

Eu desafiei-me a conseguir poupar todos os meses e VOU CONSEGUIR!!!!

This Article Has 8 Comments
  1. Pingback: 5 Dicas para uma vida financeira melhor - Diário de Gajo

  2. Pingback: Pai Rico Pai Pobre - Resumo e lições de vida - Diário de Gajo

  3. Pingback: Como poupar dinheiro - Dicas para te ajudar - Diário de Gajo

  4. Pingback: Antes de começares a investir na bolsa - Diário de Gajo

  5. Pingback: A tua poupança não está a crescer? - Diário de Gajo

  6. Pingback: Como ficar rico - 11 coisas que os ricos não fazem - Diário de Gajo

  7. Pingback: Dica de investimento - Comprar Ethereum - Diário de Gajo

  8. Pingback: Ilha de São Miguel, Açores: Guia para visitar em 4 dias - Diário de Gajo

Deixa um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com