investir na bolsa

Antes de começares a investir na bolsa

Investir na bolsa é uma boa solução para aumentares os teus rendimentos e atingires mais facilmente a independência financeira?

Sem dúvida, eu mesmo o faço através de uma corretora, a DeGiro e a eToro, à algum tempo atrás e tudo corre bem se seguires certas regras. Claro que para começares tens que te informar sobre o básico de investir na bolsa, eu em próximos artigos vou falar mais sobre Investir na Bolsa.

Mas antes de começares a Investir na Bolsa deves verificar os seguintes pontos:

Ponto 1 – Não ter dívidas com juros altos

Não vale a pena andar a investir na bolsa para ganhar dinheiro para pagar juros de empréstimos ou cartões de crédito.

Se tens dívidas com empréstimos pessoais ou cartões de crédito, concentra-te em poupar para pagares essas dívidas primeiro.

Vê o artigo Acaba já com o Cartão de Crédito.

Os juros são muito altos e mesmo que estivesses a ganhar dinheiro na bolsa esse dinheiro ia ser consumido pelo cartão de crédito.

Ponto 2 – Bons hábitos financeiros

As tuas finanças estão controladas? Consegues poupar dinheiro todos os meses?

A inteligência financeira é muito importante, se queres investir na bolsa, tens que conseguir poupar mensalmente, para pores dinheiro nas tuas poupanças mais tradicionais e nos teus investimentos na bolsa.

Os investimentos na bolsa têm que ser pensados a longo prazo, por isso o dinheiro que estiver a ser investido na bolsa não deves contar com ele, tens de fazer de conta que não existe. Os investimentos da bolsa têm sempre algum risco, mesmo quando pensamos a longo prazo (onde o risco diminui), mas mesmo assim o risco existe, e se precisares de tirar o dinheiro desses investimentos por necessidade, arriscas-te a perder dinheiro.

Por isso é importante ter outras poupanças mais tradicionais onde o risco não exista ou saibas exatamente quando podes resgatar o dinheiro.

Ler também artigo 9 Dicas de Organização Financeira para poupar dinheiro

Ponto 3 – Fundo de reserva ou emergência

O fundo de reserva ou fundo de emergência é muito importante, antes de investires na bolsa ou noutro sitio qualquer, deves ter um fundo de reserva sempre disponível no caso de precisares.

Deves ter pelo menos 6 vezes as tuas despesas mensais, para o caso de precisares de dinheiro devido a uma situação inesperada qualquer.

Falo mais do fundo de reserva no artigo Aprender a poupar dinheiro.

Situação financeira estável

Se tens os 3 pontos acima resolvido, ai sim estás pronto para investir na bolsa.

Enquanto resolvias os 3 pontos devias aproveitar e ler sobre investir na bolsa, não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas é algo que tem que ser estudado e compreender as bases.

Depois deves começar a investir pouco a pouco para ganhares prática, escolhes uma corretora, no meu caso uso a DeGiro, porque é a corretora que conheço que tem taxas mais baixas, e na eToro para investir em criptomoedas (bitcoin, ethreum, litecoin).

Ler artigo Investir em criptomoedas (Bitcoin, Litecoin, Ethereum)?

Depois de estares pronto a investir em ações deves ler o artigo O que precisas de saber para investir em ações.

Vou fazer alguns artigos com os princípios básicos de investir na bolsa, por isso segue o Diário de Gajo através na Newsletter.

This Article Has 1 Comment
  1. Pingback: Investir em criptomoedas (Bitcoin, Litecoin, Ethereum)? - Diário de Gajo

Deixa um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com