poupar dinheiro

9 Dicas de Organização Financeira para poupar dinheiro

Poupar dinheiro pode ser difícil, mas na maior parte das vezes não é impossível, temos que nos organizar financeiramente e adaptar o nosso estilo de vida, para que poupar dinheiro seja possível e cada vez mais fácil.

Muitas vezes partimos para um mês novo, com a ideia “este mês vou poupar dinheiro”, o mês acaba e o dinheiro também, não foi possível poupar dinheiro.

Reunimos aqui 9 dicas para te facilitar a vida no que diz respeito a poupar dinheiro:

Ler artigo A tua poupança não está a crescer.

Registar todas as despesas

Ponto essencial para uma vida financeira saudável, começa sempre por este ponto, não há volta a dar, nunca vais poupar dinheiro se não souberes onde o estás a gastar.

Regista todas as tuas despesas no excel, cria uma folha ou um documento por mês e regista todas as despesas, mesmo aquelas pequenas que pagas em dinheiro, como ida ao café, ou comprar uma revista.

Vais ver que nas despesas pequenas do dia-a-dia podias poupar muito dinheiro por mês.

Ler artigo 5 dicas para uma vida financeira melhor.

Fazer um orçamento mensal

Agora que já sabes exatamente onde gastas dinheiro, já podes fazer um orçamento para o mês seguinte e criar metas para o teu orçamento, divididas por categoria.

Podes por exemplo, fazer a seguinte distribuição

50% despesas fixas e essenciais – Casa, alimentação, transportes, etc.

20% Prioridades – O que são prioridades, se tiveres dívidas de cartões de crédito ou empréstimos pessoais, a prioridade é pagar as dívida, por que os juros são muito altos, deves acabar com as dívidas o mais rápido possível.

Se não tiveres dívidas, então a prioridade é poupar e criar o teu fundo de emergência.

30% Lazer – Não podes deixar de viver e não vais abdicar de todos os prazeres da vida.

É importante que continues a fazer atividades que te dão prazer, ir ao cinema, jantar fora, sair com amigos.

Mas sempre com controlo nas finanças e não passes o teu orçamento com estas atividades.

Paga primeiro a ti

Esta regra o que significa é que não deves esperar pelo fim do mês para poupar dinheiro, esperar que no fim tenha sobrado exatamente aquilo que previste no orçamento e depois tirar para poupar ou pagar dívidas.

Paga primeiro a ti, diz que mal recebas, tires imediatamente para o lado (outra conta, envelope, o que for) a percentagem da tua categoria de prioridades, no caso do exemplo acima, mal recebas tira logo 20% para outro lado.

Pagar as contas rapidamente

Muda as datas de vencimento das tuas contas (água, luz, tv)  logo para o inicio do mês, quanto mais depressa pagares as contas, mais fácil é fazer a gestão do resto do mês e do teu orçamento.

Criar prazos para os objetivos

Definir prazos para os objetivos é muito importante para não perder o foco e conseguir atingir esses objetivos.

Tem uma dívida com o cartão de crédito, quer pagar rapidamente? Agora que já conheces os teus gastos mensais e definiste um orçamento, até quando vais pagar essa dívida?

Coloca o objetivo e o prazo no papel, está provado que se escrevermos os nossos objetivos, é mais fácil cumprir.

Podes até colar a folha com o objetivo e o prazo na parede, para que todos os dias vejas esse objetivo e mantenhas o foco.

Partilha com a família

Se és casado ou tens filhos, é importante envolver toda a gente nos objetivos, fala sobre dinheiro, não escondas nada da tua situação financeira.

É muito mais fácil atingir os objetivos se toda a família estiver focada nos mesmos objetivos e reorganizar a tua vida financeira.

Aumenta o teu rendimento mensal

Ganhar mais dinheiro é naturalmente uma forma de mais rapidamente atingires os teus objetivos.

Pode ser que consigas ganhar mais por mês, com um part-time ao fim de semana, ou um trabalho como freelancer, ou até um hobby que tenhas como a costura ou a cozinha e possas ganhar algum dinheiro com isso.

Cartão de crédito fora

Já falamos das dívidas dos cartões de crédito, tens de termina-las o mais rápido possível, e para que no futuro não voltes a ter dívidas com o cartão, deita o cartão fora.

Termina com todos os cartões de crédito junto do banco, mesmo que ainda tenhas dívidas de algum, podes terminar com o cartão.

O cartão de crédito dá a falsa sensação de termos mais dinheiro do que na realidade temos.

Ler artigo Acaba já com o Cartão de Crédito.

Fundo de reserva ou emergência

Deves ter sempre um fundo de emergência ou de reserva para os imprevistos que podem aparecer, como o arranjo do carro, umas obras urgentes, etc.

Se és trabalhador por conta de outrem, tenta fazer um fundo de reserva de pelo menos 6 vezes as tuas despesas mensais.

Se és trabalhador por conta própria e o teu rendimento mensal não é sempre o mesmo, tenta fazer uma reserva de 12 vezes os teus gastos mensais. Se houver meses em que ganhas acima da média, tenta guardar o excedente.

Conclusão da Organização financeira para poupar dinheiro

Como vês, poupar dinheiro, parte primeiramente da tua disposição de realmente atingires objetivos e te organizares para que seja cada vez mais fácil poupar dinheiro.

No próximo artigo vou referir dicas práticas para se poupar dinheiro no dia-a-dia.

Acompanha a nossa newsletter para não perderes nenhum artigo e receberes dicas extra:

.

This Article Has 1 Comment
  1. Pingback: Antes de começares a investir na bolsa - Diário de Gajo

Deixa um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com