5 dicas para uma vida financeira melhor

5 Dicas para uma vida financeira melhor

O “segredo” para uma vida financeira saudável, não é de modo nenhum segredo, são algumas dicas que podem parecer cliché, mas que na verdade, no dia-a-dia pouca gente os tem. São 5 Dicas para uma vida financeira melhor.

A seguir indico 5 hábitos financeiros para melhorar a vida de cada um e conseguirem poupar dinheiro ao fim do mês, para conseguir pelo menos constituir o fundo de emergência que eu penso ser essencial numas finanças saudáveis.

Dica 1: Pagar a ti primeiro

Ao contrário do que se costuma dizer, não devemos primeiro pagar aos outros, mas sim a nós próprios e às nossas poupanças. A prioridade somos nós não os outros! Atenção que não estou a dizer que não vamos pagar os nossos compromissos.

Os ensinamentos normais dizem que depois de recebermos o ordenado devemos logo pagar todas as contas, casa, luz, água, carro,  TV, etc, para depois sabermos com o que contar até ao fim do mês, para as restantes despesas do dia-a-dia, como a alimentação, transportes, etc. ERRADO. Dessa forma é muito mais difícil poupar, pois o dinheiro que sobra dessas despesas que pagamos logo à cabeça vai ser consumido com as restantes despesas do mês e vamos gastar dinheiro desnecessariamente com luxos que poderíamos abdicar facilmente.

Devemos logo que recebemos o ordenado, colocar na nossa poupança o que pensamos conseguir poupar. A regra de Quanto dinheiro poupar por mês diz que devemos pelo menos poupar 10% do nosso ordenado, se o conseguirmos muito bom, se conseguirmos mais ainda, melhor. Mas nem que seja 30 euros, 50 euros, o importante é colocar logo de lado o dinheiro que achamos que vamos conseguir poupar no mês.

Depois de colocar a nossa poupança de lado, pagar as despesas, é muito mais fácil governarmos o nosso mês com o dinheiro que sobrou, sem cometermos algum excesso que se tivéssemos o dinheiro disponível iriamos mais facilmente cometer.

Por isso, a primeira coisa a fazer quando recebemos o ordenado é colocar de lado a nossa poupança!

Dica 2: Registar todos os gastos

Já falei desta dica no artigo Aprender a poupar dinheiro, mas realmente acho que é a mais importante de todas.

Devemos sempre sempre anotar todos os nossos gastos, para podermos saber exatamente para onde o nosso dinheiro vai, e onde podemos poupar dinheiro no mês seguinte.

Eu “acho que gasto X em gasolina” ou “acho que gastei Y em restaurantes este mês” não resulta, devemos saber onde gastamos o dinheiro. Se ao analisar as nossas despesas do mês anterior, virmos que gastamos mais do que devíamos em idas ao cinema por exemplo, é muito mais fácil no mês seguinte conseguir cortar nas idas ao cinema.

Anotar todos os gastos e identificar quais são os gastos essenciais e quais os gastos que são luxos. No mês seguinte vamos com certeza cortar em alguns luxos que cometemos no mês anterior.

Esta dica é das mais importantes, anotem todos os gastos, quer seja numa folha excel como eu faço, ou numa aplicação de telemóvel, ou mesmo numa folha de papel, o importante é poderem analisar com exatidão onde gastaram o vosso dinheiro.

Dica 3: Espera 30 dias antes de comprar

Todos nós cometemos este erro, de ir a passear num shopping ou a navegar na internet e de repente vemos algo que nos dá uma vontade imediata de comprar. Devemos sempre negar este impulso, muitas das vezes aquilo que compramos não precisávamos realmente ou nem era exatamente aquilo que queríamos.

Sempre que nos der a vontade de comprar algo, devemos esperar, alguns dias antes de realmente comprar. Se for uma coisa baratinha, esperamos 2 ou 3 dias e se realmente continuarmos a pensar que queremos mesmo aquilo, então podemos ir comprar. Se for algo mais caro, não devemos esperar apenas 2 ou 3 dias, os especialistas falam em esperar 30 dias para ficarmos com uma noção mais exata se realmente queremos comprar aquele produto, ou se é fruto de um impulso, e que o nosso cérebro nos manda comprar imediatamente.

Por isso já sabem, sempre que quiserem comprar algo, esperem, quanto mais tempo esperarem melhor, vejam e analisem se realmente querem comprar e gastar aquele dinheiro, vão ver que muitas vezes o desejo de comprar desaparece.

Dica 4: Comparar preços

Esta dica está também relacionada com a dica 3 de esperar 30 dias antes de comprar. Quando quiseres comprar algo, não vás por impulso, espera para ver se realmente queres comprar e gastar o dinheiro.

Aproveita esse tempo para comparar preços, visita várias lojas, dentro e fora de shoppings para comparar preços, faz consultas na Internet. De certeza que vais encontrar um preço mais barato para aquilo que queres comprar.

Não é suficiente comparar os preços em diferentes lojas dentro de um shopping, como muitas vezes acontece. Não comprem nesse dia, venham para casa, consultem na Internet, com alguns cliques conseguem de certeza encontrar preços mais em conta.

Pode-se poupar muito dinheiro se tivermos calma nas compras e se comparar-mos bem os preços, pode contribuir em muito para uma vida financeira melhor.

Dica 5: Limitar as prestações

REGRA IMPORTANTE: Todas as prestações juntas mensais não podem ultrapassar os 30% do seu rendimento mensal liquido.

Casa, carro, cartão de crédito, eletrodomésticos são as prestações mais normais e que as pessoas normalmente têm. Lutem contra isso, tentem ao máximo diminuir as vossas prestações, esta deve ser a vossa prioridade.

Estão a perder muito dinheiro com os juros, principalmente os cartões de crédito e créditos pessoais, se os tiverem paguem o mais depressa possível. A casa e talvez o carro essas são por norma as maiores, mas tentem não ter mais nenhuma e tentar abater o máximo que puderem dessas duas.

Tentem terminar a prestação do carro o mais depressa possível e não se metam logo a trocar de carro, a menos que seja mesmo essencial.

Tentem ao máximo não se meter em prestações, sejam pacientes, poupem o mais possível e comprem as coisas a pronto se realmente as querem, assim poupam muito mais dinheiro. É importante sermos pacientes para uma vida financeira melhor.

Conclusão das dicas para uma vida financeira melhor

Todas as dicas são fáceis de perceber, mas mais difíceis de implementar no dia-a-dia, mas devemo-nos focar no nosso objeto de ter uma vida financeira melhor e de conseguirmos poupar dinheiro, este é o caminho para uma vida com menos preocupações.

Estas dicas têm que ficar entranhadas em nós, para já nem sequer percebermos que estamos a seguir umas dicas que lemos algures para melhorarmos as nossas finanças.

Podes também ver o artigo Juntar dinheiro – 7 dicas simples para te ajudar para mais ideias.

Espero que tenham gostado destas 5 dicas para uma vida financeira melhor!!!

 

This Article Has 6 Comments
  1. Pingback: Aprender a poupar dinheiro - Diário de Gajo

  2. Pingback: Juntar dinheiro - 6 dicas simples para te ajudar - Diário de Gajo

  3. Pingback: Juntar dinheiro - 7 dicas simples para te ajudar - Diário de Gajo

  4. Pingback: Acaba já com o Cartão de Crédito - Diário de Gajo

  5. Pingback: A tua poupança não está a crescer? - Diário de Gajo

  6. Pingback: Problemas financeiros que devemos evitar - Diário de Gajo

Deixa um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com